Data de publicação: 29/07/2019
Algumas vezes esquecidos, os pneus são uma das partes mais importantes de um veículo, e podem interferir no seu desempenho e segurança de diversas maneiras. Aqui falaremos sobre algumas maneiras de manter a integridade dos pneus por um maior tempo e os benefícios e as desvantagens de fazê-lo.
Manter o seu veículo sempre balanceado e alinhado interfere diretamente na vida útil dos pneus. A falta de alinhamento do veículo fará com que os pneus se gastem mais facilmente e tenham pior rendimento, aumentará o consumo e diminuirá a estabilidade, afetando a segurança. A falta de balanceamento pode fazer com que um pneu receba mais ou menos peso do que deveria, afetando assim o seu desgaste. Além do desgaste da banda de rodagem do pneu, a falta de balanceamento aumenta a vibração do veículo, causando assim desgaste mecânico no veículo.
Outro fator de desgaste dos pneus é em relação a tração do motor. A maioria dos carros em solo nacional atualmente são de tração dianteira, e isso faz com que os pneus da frente do veículo se desgastem mais rapidamente. Quanto a esse desgaste, ele é natural, mas fazer o rodízio dos pneus a cada cinco ou dez mil Km rodados ajuda bastante a manter a vida útil dos pneus. No manual do fabricante tem informações sobre o rodízio de pneus e a relação de Km rodados indicada para faze-lo.
Conforme rodamos com o veículo, o pneu irá, assim como o resto do carro, se sujar com a poeira dos ambientes. O acumulo dessa sujeira pode afetar as pastilhas de freio, ocasionando acidentes. Certifique-se de sempre que possível manter os pneus limpos, usando produtos que não contenham agentes químicos que possam comprometer a borracha.
Manter os pneus bem calibrados é algo vital para sua duração. Pressão maior ou menor do que a especificada pelo fabricante fará com que o pneu se desgaste de diferentes maneiras. Pneus com calibragem abaixo do indicado são propensos a superaquecimento, tem maiores chances de furar, seu desgaste é cerca de 50% maior e consomem mais combustível. Já os pneus com calibragem em excesso, tem a sua vida útil reduzida e geram falta de aderência, causando problemas de controle no volante.
Uma coisa que passa despercebido para algumas pessoas, é a maneira como se estaciona. Parar o carro com o pneu pressionado contra o meio fio não é das melhores coisas a se fazer. Algumas pessoas utilizam disso para se assegurar de que o carro não vai sair do lugar ao estacionar em lugar inclinado, mas o pneu não fica nem um pouco feliz com isso.
Arrancadas e freadas de maneira brusca, assim como passar em buracos, diminuem bastante a vida útil dos pneus e podem gerar outros problemas no veículo, então é sempre bom estar bem atento ao que está ao redor.
Artigos relacionados
É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado neste site entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis.