Data de publicação: 29/07/2019
Ao comprar um veículo novo de fábrica, a única preocupação que temos inicialmente é apertar os cintos, girar a chave e tomar cuidado com os carros ao redor para que nada aconteça no caminho até a nossa casa, mas a história é um pouco diferente com o veículo seminovo.
Infelizmente, nem todas as pessoas tem o devido cuidado com seus bólidos, e mesmo que isso não seja algo visível a olho nu de fácil percepção, devemos ser muito atentos ao comprar um carro seminovo. Muitas vezes, o carro pode estar em perfeito estado no seu interior, com estofados praticamente novos, superfícies pouco desgastadas, eletrônicos funcionando, mas embaixo do capô estar algo realmente catastrófico.
Um dos cuidados que devemos ter em relação a compra de um veículo seminovo, é em relação ao seu histórico. Um carro pode estar em perfeita condição ao ser visto a olho nu, mas ter sofrido algum acidente que possa ter abalado a sua estrutura de maneira irreversível e que graças a um bom funileiro, pelo menos aparenta estar intacta. Dependendo da gravidade do acidente, muitas peças podem ter sido trocadas ou consertadas, não trazendo assim a segurança que o veículo deveria ter.
Um bom estado do motor é um ponto importantíssimo quando o assunto é um carro seminovo ou usado. Saber se o último proprietário fazia as manutenções corretamente é um passo inicial para não ter problemas com a compra. Outra maneira de saber o estado da parte motora do veículo, é ter a opinião de um mecânico de confiança, seja levando o veículo até ele, ou ele até o veículo. Uma pessoa com mais experiência automotiva também pode ser bem útil caso você não tenha muito conhecimento na área.
A documentação de um carro seminovo é algo que não deve ser esquecida, pois ninguém quer arcar com as contas de outro. Verificar se a documentação está em dia, se o veículo não tem nenhum tipo de irregularidade ou multas é algo importante a se fazer. Para fazer essa verificação, basta entrar no site do DETRAN tendo em mãos a placa do veículo e o número do chassi, constantes no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
Pensando no futuro, uma boa maneira de escolher um veículo seminovo é ver a demanda do mercado pelo mesmo nos últimos anos e o quanto ele desvaloriza com o tempo, por mais que seja o carro dos sonhos, não compensa investir em um carro que futuramente vai ser difícil de trocar. Carros econômicos e bem preservados são ótimos investimentos, sendo baratos e podendo desvalorizar pouco com o passar dos anos e o devido cuidado. Um carro vermelho, por exemplo, costuma desvalorizar mais do que o mesmo modelo de cor cinza ou preto.
Artigos relacionados
Direitos do consumidor com veículo particular
Direitos de quem compra veículo particular
Data de publicação: 29/07/2019
Direitos do consumidor para veículo de revenda
Direitos de quem compra veículo de revenda
Data de publicação: 29/07/2019
É proibida a reprodução de qualquer matérial publicado neste site entendendo-se por reprodução todas as formas possíveis de cópia e distribuição, salvo quando existir prévia autorização por escrito dos responsáveis.